O Estúdio
Horários Informações Cursos e Palestras

Artigos sobre Yoga Artigos sobre Ayurveda Artigos sobre Vedanta Terapia Ayuevédica

 



30 de novembro de 2008

VOCÊ ESTÁ DESEQUILIBRADO ?


Desequilíbrio energético – Agravamento do Dosha

Quando sua base natural de proporção dos doshas (Prakriti), é alterada pelo aumento de um dosha, também denominado agravamento do dosha, você entra em desequilíbrio energético (se diz desequilíbrio de vata ou agravamento de vata, por exemplo). Este estado de desequilíbrio é chamado Vrikriti .

O estado de saúde corresponde à situação em que a quantidade dos doshas no corpo se mantém na mesma proporção da base natural (se diz que Vrikriti está igual a

Prakriti ).

Os doshas mudam com as emoções, com atividades físicas e mentais, alimentação, variações climáticas, etc. Na verdade os doshas são tão sensíveis que se diz que existe uma dança dos doshas. Para manter o equilíbrio (Vrikriti = Prakriti) é preciso:

· Auto conhecimento - seus pontos fortes, fracos , suas tendências de desequilíbrio da mente;

· Auto percepção - uma vigilância serena de seus estados emocionais, e físico;

· conhecer medidas para reequilibrio imediato.

ATENÇÃO : equilibrar os doshas não significa tornar as proporções de vata, pitta e kapha iguais entre si, mas tornar VRIKRITI = PRAKRITI.

Conhecer e respeitar a sua natureza, as preferências de seu biotipo é o grande segredo para a saúde. Freqüentemente o Dosha mais sensível ao desequilíbrio é o Dosha dominante em seu corpo. Se seu perfil tem dois Doshas dominantes, eles são os mais fáceis de agravar.

Para informar-se sobre os sinais de agravamento de cada dosha, veja os textos respectivos.

Importante:

- as doenças graves derivam do agravamento de mais de um Dosha;

- a mesma doença pode ter causa em Doshas diferentes, assim, por exemplo, existem diarréias de origem Pitta, de origem Vata e Kapha.

- a mesma doença provoca reações diferentes conforme o Dosha desequilibrado; assim a depressão em Vata causa insônia e perda de peso, já em Kapha causa preguiça, sonolência e compensação na comida, aumentando o peso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial





AGRAVAMENTO DE V AT A

AGRAVAMENTO DE P I TTA

AGRAVAMENTO DE KAPHA
YOGA HARA Florianópolis/SC (48) 7364-2138