O Estúdio
Horários Informações Cursos e Palestras

Artigos sobre Yoga Artigos sobre Ayurveda Artigos sobre Vedanta Terapia Ayuevédica

 



30 de novembro de 2008

BIOTIPOS DA AYURVEDA – VATA – PITTA E KAPHA


SEU TIPO DE CORPO/MENTE

Um copo de leite contem 120 calorias e varias substancias nutritivas , mas o que seu corpo vai fazer com ele? Uma certa pessoa armazena estas calorias sob a forma de gordura, outra a converte em energia para os músculos, outra com metabolismo alterado, tem desarranjos intestinais, uma criança extrai o cálcio para constituição dos ossos, uma pessoa mais velha elimina quase todo cálcio através dos rins. Uma pessoa que a noite toma um café fraco e tem seu sono perturbado, por natureza é bem diferente de outra que toma um café expresso e dorme profundamente.

O seu tipo de corpo de acordo com a AYURVEDA, é que define como o copo de leite será metabolizado e como o café vai estimular seu sistema nervoso. Pela AYURVEDA, pode-se prescrever :

· um plano de re-educação alimentar;

· uma sistemática de exercícios físicos;

· outras terapias naturais de desintoxicação do corpo/ mente com ênfase no Yoga , na auto educação e auto percepção.

A AYURVEDA é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como ciência médica. Na Índia existem mais de 120 faculdades de medicina onde ela é ensinada. É uma ciência holística, praticada há milênios na Índia, e seu nome significa ciência (VEDA) da vida (AYUR). Ela enfatiza a saúde integral, com práticas de tratamento para o corpo, mente e espírito.

BIOTIPOLOGIA DA AYURVEDA: VATA, PITTA E KAPHA

Segundo a Ayurveda existem três tipos de bio energia (ou DOSHAS) que regulam o funcionamento da mente e do corpo: VATA, PITTA e KAPHA (pronuncia-se “cafa” ) .

Todos nós possuímos os três tipos de energia em proporção única para cada indivíduo. Em geral uma das energias é dominante e imprime suas características à pessoa . Daí se diz que um indivíduo tem constituição Vata, Pitta, ou Kapha. Quando duas energias se destacam com maior proporção, temos os bio tipos duplos (Vata-Pitta, Pitta-Vata ou Pitta-Kapha, etc). Assim, por exemplo uma constituição Pitta poderia ter proporções V1 P3 K1, e um Vata – Pitta V3P2K1.

Existem algumas formas de se determinar o perfil energético da pessoa, uma delas é pela leitura do pulso identificando-se a intensidade do pulso Vata, Pitta e kapha. A forma mais comum é pela análise da estrutura física e das características de comportamento.

.

Você poderá determinar a sua constituição estudando as características de cada Dosha .

Todas as pessoas possuem influência dos 3 doshas. Juntos, eles determinam a sua natureza na proporção que existem no seu corpo. Esta proporção na Ayurveda denomina PRAKRITI.

Pela Ayurveda, a base energética constitucional do indivíduo, ou bio tipo, Prakriti, é definida no momento da fecundação do óvulo (quando se definem as características genéticas) e por outros fatores (pré-concepção e do período da gestação). Prakriti é medida no nível mais profundo do pulso.

· Constituição VATA

Este Dosha (Vata significa fluxo, o que move, sopra) é a energia que rege todos os movimentos no corpo , através do sistema nervoso, governando o equilíbrio motor, sensorial e emocional desde o nível celular dos órgãos e sistemas orgânicos (movimento peristáltico do intestino, circulação sanguínea, velocidade de caminhar, falar, pensar, etc) . Vata também governa a mobilidade a nível mental desde os sentidos até o subconsciente. A energia Vata , quando em excesso, se acumula principalmente no intestino grosso.

No modelo dos 5 elementos (éter, ar, fogo, água e terra), Vata está relacionado com ar e o éter, possuindo suas características, ou seja, é uma energia seca, leve, móvel, agitada, fria, áspera e sutil.

A pessoa Vata

A pessoa em que a bio energia Vata predomina sobre a Pita e Kapha, tem as características deste dosha, ou seja : leveza física (dificuldade de ganhar peso), movimentos rápidos, musculatura reduzida, pele e cabelos secos. Geralmente são mais altas ou mais baixas. Tem sono leve, digestão instável, tendências à ansiedade e nervosismo (agitação mental). É comuns terem intestino seco (constipação) e flatulência . Sua energia é instável,se esgota com facilidade tendo picos de entusiasmo e cansaços. São ágeis, mentalmente criativos, falantes e intelectualizados. Precisam de boa alimentação e ambientes sem tensão para estarem em equilíbrio.

Emoções negativas típicas que agravam Vata : medo, ansiedade, preocupações, tristeza.

· Constituição PITTA

Este Dosha (Pitta significa “fogo que cozinha”) é a energia que faz os processos de metabolismo e digestão no corpo através dos líquidos corporais (sangue, líquidos digestivos, linfa, metabolismo nos órgãos, células, etc) regulando também os processos da “digestão” mental (assimilação de idéias, impressões, raciocínio, discernimento, etc).

A energia Pitta se acumula no intestino delgado, fígado, estômago, onde ocorre o processo digestivo.

No modelo dos 5 elementos Pitta está relacionado principalmente com fogo e secundariamente, com água. Resulta uma energia com características de ser quente, levemente oleosa, penetrante, intensa e móvel .

A pessoa PITTA

As pessoas de bio tipo Pitta têm estatura mediana, boa musculatura, de proporções atléticas, tendo as características desta energia: encalorados (transpiram muito), energéticos, decididos, irritadiços e competitivos. São ágeis de corpo e tem a mente penetrante, são bons líderes e são vaidosos, visuais.

Os elementos excretados pelo corpo (suor, urina, fezes, etc) têm cheiro forte e ácido. São propensos a infecções de pele, inflamações, diarréia, hiperacidez e azia. Têm apetite forte e ficam extremamente irritados quando têm fome. Ficam grisalhos ou calvos ainda na idade mediana. Têm bom nível de energia mas se esgotam no calor. Tendem a ser agressivos e dominadores, apreciam a organização e a ordem, sendo muito determinados.

Emoções negativas típicas que agravam Pitta: raiva, agressividade, impaciência, intolerância.

· Constituição KAPHA

Este dosha ( Kapha significa “o que contém”, “o que molda”) é a bio energia que mantém a coesão, a união da matéria orgânica e promove a nutrição do corpo, dando-lhe o suporte da estrutura dos tecidos e o suporte mental e emocional para a vida (segurança, perseverança, afetividade). Governa as emoções positivas (amor, perdão, compaixão, paciência, coragem). Funciona como uma espécie de “container” das bio energias Vata e Pitta. É responsável pelo peso do corpo. No modelo dos 5 elementos, Kapha está relacionado com os elementos terra e água, possuindo suas características, ou seja, é uma bio energia, úmida, pesada, fria, estável e lenta.

A pessoa Kapha

As pessoas do bio tipo kapha comumente são baixos ou de altura mediana, pesados e de estrutura larga (quadril, ombros), muitas vezes obesos, de pele úmida e espessa, cabelos fartos, olhos e dentes grandes. Têm metabolismo lento, dormem em excesso e têm dificuldade em perder peso. Acumulam líquidos e muco nos tecidos do corpo e sofrem de doenças correlatas (asma, edemas, congestão) . Têm energia, resistência e imunidade boas. São persistentes, emotivos, amorosos, afetivos, dedicados. Sofrem pelo apego, egoísmo e possessividade. A inteligência não é rápida, mas a memória é excelente. São estáveis, amigáveis, familiares, bons pais.

Emoções negativas típicas que agravam Kapha – apego, ganância, mágoa e tristeza .

· BIOTIPOS DUAIS

A pessoa Vata – Pitta

Essas pessoas têm a constituição física Vata (magros, rápidos), mas tem algumas características Pitta como melhor massa muscular, melhor digestão. São mais empreendedoras (Pitta) e menos instáveis mentalmente (Vata).

A pessoa Pitta – Kapha

Têm o corpo forte e sólido de Kapha, mas a mente intensa e penetrante de Pitta. A estabilidade e afetividade de Kapha são atenuadas pela agressividade de Pitta que é mais forte. Tem saúde excelente e perfil de atleta ( aguerrido como Pitta e resistente como Kapha)

A pessoa Kapha – Vata

Pessoas atléticas, com energia, mente rápida, criativas e mais tranqüilas que os Vata . O corpo Kapha predomina com o perfil de personalidade Vata.

A pessoa Tipo Tri-dosha

São raros. O equilíbrio dos doshas é difícil de ser mantido. São pessoas de saúde excelente, perfil de líderes e inteligência brilhante, equilibrada. Quando um dos doshas se desequilibra tem dificuldade de harmonizar-se.

Dosha da mente diferente do dosha do corpo.

Não é raro isto ocorrer e, por exemplo, voce encontrar uma pessoa kapha de corpo mas de mente ágil e até mesmo os movimentos e a fala acelerados de vata. Assim um dosha pode preponderar fortemente no corpo e outro dosha dominar a mente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial





VOCÊ ESTÁ DESEQUILIBRADO ?

AGRAVAMENTO DE V AT A

AGRAVAMENTO DE P I TTA

AGRAVAMENTO DE KAPHA
YOGA HARA Florianópolis/SC (48) 7364-2138